A Fundação!!!

A fundação...

Por onde tudo começa... e por onde dá mais medo, porque se não fizer direitinho a casa cai :).

Li, reli, estudei, várias idéias, várias maneiras, e para nós aqui no Brasil, dependendo do local que moramos é difícil fazer como na Europa, com pedras, que por sinal ficam lindas!!!!

A profundidade que vai ser a fundação vai depender do seu projeto. Se sua casa for ter dois andares é importante que seja mais profunda, mas com um pé direito de 2,80 no mínimo 60cm.

A pedra mais comum no Brasil e acredito que a mais em conta seria a Pedra de Mão.

Para a fundação é necessário pedregulhos, Pedras, cano para drenagem, lona, em alguns casos cimento e areia.

Algumas fundações: segue link para maior acompanhamento abaixo das fotos.

Nesse artigo mostra a importância das pedras mais certas, em 90º fiquem nos cantos, eles cercaram com grade e as selaram com cimento, e nas quinas usaram ferragem, acho que esse é um método mais tradicional, não tanto da bioconstrução.
Aqui artigo na íntegra:

Vou fazer uma pequena tradução: 

Como eu já falei anteriormente a fundação precisa ser forte para suportar a estrutura da casa.
Utilizaram argamassa entre as pedras para que fiquem mais unidas, necessário sempre checar a drenagem, a gravidade, estabilidade, devem estar sempre unidas e imóveis. Se houver muito espaços entre elas preencher com brita, ou pedras menores.

Primeiro Passo:
Preparando o terreno



- Limpe o nível da construção. Escave 90cm a mais na espessura que o tamanho escolhido para as pedras para que você tenha um espaço maior para poder trabalhar e manusear as pedras ao redor da casa. Não vi isso em outros artigos, acho que isso seria mais para as quadradas, talvez...
 - Nesse caso estão dizendo para ter certeza que a fundação esteja quadrada, no entanto já sabemos que as paredes arredondadas são mais resistentes e dispensam o que eles fizeram nos cantos, e a gente pode brincar mais... por que cá para nós, é trabalhoso, pesado, mas construir sua casa com suas próprias mãos tem um gostinho a mais, arredonde, crie, invente, sabendo do que é importante para que ela seja totalmente segura, é só soltar a imaginação!

- Importante sempre usar o nível.

- Determine o seu ponto de drenagem e faça o fundo da sua inclinação da trincheira até onde a água escorrerá. A boa prática padrão é tê-lo inclinado para baixo ¼ de polegada por pé (1 polegada por 4 pés). Isso é bastante leve. Use um trânsito ou um nível de água para fazer essa parte. Os egípcios usaram níveis de água para nivelar as pirâmides, então não sejam desligados por essa ferramenta antiga. Funciona tão bem quanto um trânsito para este trabalho. Certifique-se de que não há bolhas nele. (totalmente traduzido pelo google tradutor :)) kkkkk


Comentários

Postagens mais visitadas